Na busca de saber a importância do afeto na
relação entre aluno e professor, a afetividade já foi bastante estudada e
considerada como um dos fatores a ser desenvolvido nessa relação, pois é através
das interações sociais que se constrói a aprendizagem. O professor pode ter uma
postura de facilitador, estimulando o processo de aprendizagem ou bloquear o
desenvolvimento desse sujeito em construção. Os sentimentos são um dos
elementos que constituem o ser humano, de forma que não podem ser
negligenciados e sim desenvolvidos, pois fazem parte de suas habilidades e
competências altamente valorizadas na atualidade.
A educação afetiva
deveria ser a primeira preocupação dos educadores, porque é um elemento que
condiciona o comportamento, o caráter e a atividade cognitiva da criança. E o
amor não é contrário ao conhecimento podendo tornar-se lucidez,
necessidade e alegria de aprender. Quando se ama o mundo, esse amor ilumina e
ajuda a revelá-lo e a descobri-lo
Assim segundo Piaget (1996), nenhum
conhecimento, mesmo que puramente através da percepção, não é simples cópia do
real ou se encontra totalmente determinado pela mente do indivíduo. É o produto
de uma interação entre o sujeito e o objeto, é a interação provocada pelas
atitudes espontâneas do organismo e pelos estímulos externos. E esse
conhecimento é, portanto, aprendizagem, fruto de uma relação que nunca tem um
sentido só, é o resultado dessa interação. E a afetividade é a energia que move
as ações humanas, sem ela não há interesse e não há motivação para a
aprendizagem.
Concordo plenamente!! Na minha escola que é de educação infantil, a afetividade é o carro chefe que impulsiona todo e qualquer projeto!
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