Seguidores

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Comunidade Escolar

A escola é uma instituição com papel essencial na sociedade. O compromisso da escola em nossas vidas vai além de somente ensinar conteúdos de matemática, português, história e intermediar a entrada no vestibular. A escola traz junto de seus objetivos a formação do caráter, valores e princípios morais, que direcionará o aluno a utilizar os conhecimentos aprendidos de maneira eficaz, para que sejam aplicados em favor da sociedade e de uma realidade melhor para todos.
É na escola que a criança começa a conviver com o diferente. Entra em contato com crianças de diversas raízes e passa a respeitar e aprender com as diferenças. Cria o primeiro circulo de amigos e percebe-se parte de uma situação coletiva, aprendendo, assim, a dialogar, ouvir, discutir, levantar hipóteses e achar soluções.

Diante das mudanças provocadas pelas novas tecnologias da informação e da comunicação, na sociedade atual, os professores encontram-se frente a mais um desafio: entender como estas mudanças afetam a escola e modificam seu papel na sala de aula. A docência é desafiadora em todos os sentidos. Como se já não bastasse à rotina da própria profissão, os eventuais problemas com alunos e pais, enfim, os desafios do dia-a-dia da profissão, ainda há uma crise na educação nunca antes vista e, sobretudo, sem ponto de partida e de chegada, ou seja, a escola se encontra num estado de extrema desorientação. Faz-se necessária a atualização constante, principalmente em meio a essa crise. Por isto, o maior desafio docente é ter uma formação contínua, sempre. Tal crise nos leva a uma reflexão sobre a comunidade escolar, principalmente, os professores e a maneira como os saberes são construídos. O aluno ainda continua sendo o que recebe as informações e o professor, o indivíduo que detêm o conhecimento. E, assim, a aprendizagem permanece pautada na memorização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário